terça-feira, 11 de agosto de 2015

Last Kiss (Pearl Jam) - A história por trás da música

No natal de 1999, o Pearl Jam lançou em um single a música Last Kiss, esse single foi dado como presente de natal aos sócios de seu fã clube, posteriormente teve grande repercussão nas rádios em todo o mundo. No entanto, o que pouca gente sabe, é que essa música foi gravada originalmente por Wayne Cochran & the C.C. Riders em 1962, e escrita por Wayne Cochran , com base em uma história real, trágica e real.

Fatos que originaram a musica:

Nos versos da canção, um adolescente pegou o carro do pai em uma noite chuvosa, para sair com sua namorada, e teria um fim trágico ao tentar desviar de um outro carro na estrada e perder o controle. O namorado inconsciente acorda com os pingos de chuva e vê, ao seu lado, sua namorada, bastante ferida. Ao tomá-la em seus braços ela pede que ele a abrace ao menos por um instante. No fim, ele lhe dá seu último beijo antes que a morte a leve para o céu, ele faz uma promessa, de ser uma boa pessoa, podendo assim reencontra-la no céu.

Wayne Cochran inspirou-se no acidente ocorrido no dia 22 de Dezembro de 1962, em Barnesville - Georgia. Os jovens: Jeanette Clark e L. Hancok, que era o motorista, ambos com 16 anos e mais outros três amigos, estavam em um Chevrolet 1954 em intenso tráfego quando atingiram um caminhão que carregava madeiras. Clark, Hancok e mais um amigo morreram; os outros dois ficaram seriamente feridos. Cochran dedicou a música à Jeanette Clark.

Wayne Cochran & The C.C. Riders
Uma outra Versão para a história:

Existe uma lenda, ou não, que não teria sido Cochran o verdadeiro compositor do sucesso Last Kiss e sim Chuck Downs, um jovem baterista da banda The Champs. Chuck teria vivenciado a história da música ao perder sua namorada em um acidente de carro, igual à canção. Ele havia pedido à Cochran que analisasse a música, e Cochran, agindo de má fé, registrou a canção em seu nome.  Chuck Downs tentaria, sem sucesso, por anos recuperar judicialmente sua obra. Seu destino foi o abandono do mundo da música por problemas pessoais, tendo segurado as baquetas do The Champs por apenas três meses, se tornando bombeiro. Entretanto, esta versão da história tem ganhado força mesmo sem qualquer evidência que dê suporte ao suposto roubo por parte de Wayne Cochran.

Pearl Jam

A música alcançou a popularidade mundial com a sua versão tocada pelo Pearl Jam. Foi inicialmente lançada na compilação No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees, a favor dos refugiados. O Pearl Jam lançou posteriormente um single da música em 1999, incluíram-na na sua compilação de lados B (Lost Dogs), e também na sua compilação de êxitos Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003.


Full House
O título do episódio "Oh Where, Oh Where Has My Little Girl Gone" da 5ª temporada do seriado Full House que foi ao ar em 8 de Outubro de 1991, foi inspirado na música "Last Kiss", de Wayne Cochran que tem no refrão o verso "Oh where, oh were could my baby be".

Letra

Last Kiss

Refrão

Oh where, oh where, can my baby be?
The Lord took her away from me
She's gone to heaven so I got to be good
So I can see my baby when I leave this world


We were out on a date in my daddy's car
We hadn't driven very far
There in the road straight ahead
A car was stalled, the engine was dead
I couldn't stop, so I swerved to the right
I'll never forget the sound that night
The screaming tires, the busting glass
The painful scream that I heard last

Oh where, oh where, can my baby be?
The Lord took her away from me
She's gone to heaven so I've got to be good
So I can see my baby when I leave this world

When I woke up, the rain was pourin’ down
There were people standing all around
Something warm rolling through my eyes
But somehow I found my baby that night
I lift her head, she looked at me and said
"Hold me darlin’ just a little while"
I held her close I kissed her - our last kiss
I found the love that I knew I would miss
Now she's gone even though I hold her tight
I lost my love, my life that night

Oh where, oh where, can my baby be?
The Lord took her away from me
She's gone to heaven so I've got to be good
So I can see my baby when I leave this world


Pearl Jam - Last Kiss (Legendado)



Wayne Chchran & The C.C. Riders

Nenhum comentário:

Postar um comentário