domingo, 9 de agosto de 2015

As Obras de Arte Mais Valiosas do Mundo Roubadas, Ainda Desaparecidas

Nos dias de hoje, existe um investimento, para quem tem muito dinheiro pra investir, que vale mais que o dólar, euro, ou petróleo; são as obras de arte, pois elas nunca perdem o valor, pelo contrário, tendem a valorizar cada vez mais. Obviamente isso atrai criminosos...

Obras de arte feitas por artistas consagrados, atualmente valem milhões de dólares. Mas ela não carregam apenas um valor financeiro, possuem um grande peso cultural na história da humanidade.

Uma civilização ou raça podem ser exterminadas, mas se sua arte e cultura são preservadas, suas memórias permanecem para eternidade.

Muitos já tentaram roubar estas obras apenas por seu valor financeiro e outros pelo aspecto cultural, como os Nazistas, que queriam apagar as memórias dos países europeus que dominavam.

Por sorte grande parte destas obras foram recuperadas, mas ainda há algumas que permanecem desaparecidas, deixando um espaço na história cultural da humanidade.

Veja abaixo as pinturas roubadas mais valiosas do mundo que ainda continuam desaparecidas.


Cézanne – Vista de Auvers-sur-Oise



No dia 31 de dezembro, durante a queima de fogos de artifício que celebraram a virada do milênio, um ladrão invadiu o Museu Ashmolean, em Oxford, Inglaterra e roubou a Pintura de Cézanne – Vista de Auvers-sur-Oise. Avaliada em £ 3 milhões, a pintura tem sido descrita como uma importante obra que ilustra o início do amadurecimento de Cézanne.


Johannes Vermeer – O Concerto



Em um dos mais famosos roubos de arte da história, em 1990, dois ladrões disfarçados de policiais entraram e roubaram 13 obras de arte no Isabella Stewart Gardner Museum. Os obras eram avaliadas em milhões de dólares. Uma delas era o quadro de Johannes Vermeer – O Concerto, um dos quadros mais valiosos do mundo, valendo hoje cerca de 200 milhões de dólares. A recompensa oferecida por informações que levem a obra é de de 5 milhões de dólares.


Van Gogh – Vista do Mar em Scheveningen



Em um dia tempestuoso, Van Gogh montou o seu cavalete ao ar livre em um resort na praia de Scheveningen, perto de Haia, para pintar Vista do Mar em Scheveningen. Devido ao vento constante daquele dia, a pintura ainda continha areia nas camadas de tinta. Esta pintura foi roubada do Museu Van Gogh, em 7 de dezembro de 2002, e ainda não há pistas de seu paradeiro.


Rembrandt – O Mar da Galiléia



O quadro de Rembrandt, O Mar da Galiléia, foi mais uma vítima do grande roubo do Isabella Stewart Gardner Museum. Mais de 20 anos depois, a investigação do FBI sobre o crime ainda está em aberto, com uma recompensa de US $ 5 milhões de dólares por informações que levem a encontrar as pinturas em bom estado.


Picasso – Le Pigeon aux peitis pois



Infelizmente, é bastante improvável que este Picasso seja encontrado novamente. Pouco tempo depois de ter sido roubado do Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, o ladrão o jogou em uma lixeira que posteriormente foi esvaziada perante as autoridades, mas nada foi encontrado. Se a pintura não foi destruída, ela tem um proprietário muito rico em algum lugar do mundo. A pintura vale mais de £ 20 milhões.


Caravaggio – Natividade com São Francisco e São Lourenço (também conhecida como A Adoração)



Esta pintura de 1609 avaliada em 20 milhões de dólares, foi roubada de uma igreja em Palermo, Itália, em 1969. A máfia local é um  dos principais suspeitos, embora a localização do quadro do século 17 permaneça desconhecida. Houve várias teorias sobre o que aconteceu com ela, uma delas é que ela foi destruída por ratos e porcos depois de ter sido escondida em uma casa de fazenda. Mais recentemente, um ex-assassino da máfia que virou informante da polícia disse que a pintura foi queimada nos anos oitenta.


Van Gogh – Congregação Deixando a Igreja em Neunen



Esta pintura é uma das duas roubadas do Museu Vincent van Gogh em Amsterdã, em dezembro de 2002. Dois ladrões invadiram o prédio pelo telhado e conseguiram roubar Congregação Deixando a Igreja em Neunen e Vista do Mar em Scheveningen, em apenas alguns minutos. Juntos, os trabalhos são avaliados em mais de 25 milhões de dólares. Apesar de a polícia holandesa ter condenado dois homens, as pinturas permanecem desaparecidas. Recompensa de 870 mil euros.


Raphael – Retrato de um Jovem



Esta pintura a óleo do século 16 desapareceu no final da II Guerra Mundial. Embora ela tenha sido resgatado do Museu Czartoryski, Cracóvia, em 1939, foi roubada pelos nazistas para decorar a residência de Hitler. Esta é uma das obras de arte mais famosas desaparecidas na Segunda Guerra Mundial, muitos acreditam que ela foi queimada pelos nazistas, ou pelos ataques que ocorreram em Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário