quinta-feira, 3 de março de 2016

domingo, 28 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Nova e Supernova

Ao longo da História foram ocasionalmente observadas estrelas que repentinamente aumentaram muito o seu brilho, ou em outros casos surgiram estrelas onde anteriormente não se observavam quaisquer estrelas. Estes eram fenómenos inesperados. Curiosamente não se tratam de estrelas novas, mas sim de dois fenómenos diferentes, no caso das supernovas são mesmo estrelas que chegam ao fim de sua vida.

A designação de “nova” foi pela primeira vez utilizada pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe que observou uma nova estrela em 1572 que surgiu na constelação da Cassiopeia. Em 1574 publica o seu livro “De Nova Stella”. Essa estrela tratava-se na realidade daquilo que hoje chamamos de supernova. Vamos ver as diferenças entre novas e supernovas.

O que é uma nova?

Uma nova ocorre num sistema binário em que um dos elementos é uma estrela anã branca. Devido à atração gravítica, muita matéria da outra estrela é transferida para a anã branca, acumulando-se numa camada envolvente e aumentando assim a pressão sobre a estrela anã. A um dado momento a pressão torna a estrela anã branca instável, produzindo uma grande explosão lançando para o espaço parte do material envolvente. Na explosão o brilho da anã branca aumenta muito e de forma repentina, diminuindo depois ao longo dos meses, ou mesmo de anos, até voltar ao seu brilho inicial. Dado que a estrela não é destruída por esta explosão, por vezes algumas dessas anãs brancas voltam a transformar-se em novas. São as chamadas novas recorrentes.

O que é uma supernova?

Quando uma estrela gigante, com uma massa de pelo menos 10 vezes a massa do Sol, chega ao fim de sua vida produz-se uma explosão a que se dá o nome de supernova. A supernova pode atingir um brilho de muitos milhões de vezes o brilho da estrela antes da explosão. O brilho é de tal forma intenso que pode ser comparável ao brilho de uma galáxia inteira. É uma explosão verdadeiramente notável. Grande parte da matéria da estrela é projetada no espaço. A matéria não expulsa para o espaço torna-se então numa estrela de neutrões, também conhecida por pulsar. Ou então, dependendo da quantidade de massa que restar, torna-se um buraco negro (caso a massa ultrapasse as 3 massas solares).
A última supernova observada na nossa galáxia foi no longínquo ano de 1604. Em 1987 ocorreu uma supernova visível à vista desarmada, mas ocorreu na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da nossa Via Láctea.

O surgimento de novas é bastante mais frequente que o surgimento de supernovas.

Fonte: site de Astronômia

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Last Kiss (Pearl Jam) - A história por trás da música

No natal de 1999, o Pearl Jam lançou em um single a música Last Kiss, esse single foi dado como presente de natal aos sócios de seu fã clube, posteriormente teve grande repercussão nas rádios em todo o mundo. No entanto, o que pouca gente sabe, é que essa música foi gravada originalmente por Wayne Cochran & the C.C. Riders em 1962, e escrita por Wayne Cochran , com base em uma história real, trágica e real.

Fatos que originaram a musica:

Nos versos da canção, um adolescente pegou o carro do pai em uma noite chuvosa, para sair com sua namorada, e teria um fim trágico ao tentar desviar de um outro carro na estrada e perder o controle. O namorado inconsciente acorda com os pingos de chuva e vê, ao seu lado, sua namorada, bastante ferida. Ao tomá-la em seus braços ela pede que ele a abrace ao menos por um instante. No fim, ele lhe dá seu último beijo antes que a morte a leve para o céu, ele faz uma promessa, de ser uma boa pessoa, podendo assim reencontra-la no céu.

Wayne Cochran inspirou-se no acidente ocorrido no dia 22 de Dezembro de 1962, em Barnesville - Georgia. Os jovens: Jeanette Clark e L. Hancok, que era o motorista, ambos com 16 anos e mais outros três amigos, estavam em um Chevrolet 1954 em intenso tráfego quando atingiram um caminhão que carregava madeiras. Clark, Hancok e mais um amigo morreram; os outros dois ficaram seriamente feridos. Cochran dedicou a música à Jeanette Clark.

Wayne Cochran & The C.C. Riders
Uma outra Versão para a história:

Existe uma lenda, ou não, que não teria sido Cochran o verdadeiro compositor do sucesso Last Kiss e sim Chuck Downs, um jovem baterista da banda The Champs. Chuck teria vivenciado a história da música ao perder sua namorada em um acidente de carro, igual à canção. Ele havia pedido à Cochran que analisasse a música, e Cochran, agindo de má fé, registrou a canção em seu nome.  Chuck Downs tentaria, sem sucesso, por anos recuperar judicialmente sua obra. Seu destino foi o abandono do mundo da música por problemas pessoais, tendo segurado as baquetas do The Champs por apenas três meses, se tornando bombeiro. Entretanto, esta versão da história tem ganhado força mesmo sem qualquer evidência que dê suporte ao suposto roubo por parte de Wayne Cochran.

Pearl Jam

A música alcançou a popularidade mundial com a sua versão tocada pelo Pearl Jam. Foi inicialmente lançada na compilação No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees, a favor dos refugiados. O Pearl Jam lançou posteriormente um single da música em 1999, incluíram-na na sua compilação de lados B (Lost Dogs), e também na sua compilação de êxitos Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003.


Full House
O título do episódio "Oh Where, Oh Where Has My Little Girl Gone" da 5ª temporada do seriado Full House que foi ao ar em 8 de Outubro de 1991, foi inspirado na música "Last Kiss", de Wayne Cochran que tem no refrão o verso "Oh where, oh were could my baby be".

Letra

Last Kiss

Refrão

Oh where, oh where, can my baby be?
The Lord took her away from me
She's gone to heaven so I got to be good
So I can see my baby when I leave this world


We were out on a date in my daddy's car
We hadn't driven very far
There in the road straight ahead
A car was stalled, the engine was dead
I couldn't stop, so I swerved to the right
I'll never forget the sound that night
The screaming tires, the busting glass
The painful scream that I heard last

Oh where, oh where, can my baby be?
The Lord took her away from me
She's gone to heaven so I've got to be good
So I can see my baby when I leave this world

When I woke up, the rain was pourin’ down
There were people standing all around
Something warm rolling through my eyes
But somehow I found my baby that night
I lift her head, she looked at me and said
"Hold me darlin’ just a little while"
I held her close I kissed her - our last kiss
I found the love that I knew I would miss
Now she's gone even though I hold her tight
I lost my love, my life that night

Oh where, oh where, can my baby be?
The Lord took her away from me
She's gone to heaven so I've got to be good
So I can see my baby when I leave this world


Pearl Jam - Last Kiss (Legendado)



Wayne Chchran & The C.C. Riders

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Amor Platônico

O amor, ah o amor...
O que seria um amor Platônico? Aquele que muitas pessoas já ouviram falar, mas poucas sabem o que é?
Amor Platônico, segundo seu criador, o filósofo grego Platão (428/427 - 348/347 a.C), é o amor em sua mais pura essência, desprovido de qualquer tipo de interesse, até mesmo sexual, com base apenas na virtude. Esse amor foi citado em sua obra "o Banquete" no sec. IV a.C
Hoje conhecemos como amor Platônico um amor impossível, não correspondido, um bom exemplo seria o daquela fã que se apaixona por seu ídolo, coisa comum na adolescência, ou com jovens adultos, principalmente com pessoas mais tímidas, introvertidas, com baixa autoestima, que vivem mais isoladas e que sentem dificuldade em aproximar-se de quem amam. O amor platônico é entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve, é feito de fantasias e de idealização, onde o objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos.

Sintomas de Amor Platônico:

- Os pensamentos de tornam obsessivos e tudo o que vê lembra a pessoa.

- Sempre há um quê de impossível na relação, a pessoa é de outra escola, mora em outra cidade, vocês só se viram um vez ou ela é famosa.

- Se conhece a pessoa não tem coragem de se aproximar de e tem medo de descobrir que ela não é nada daquilo que cultiva em seu pensamento.


- Sem conseguir uma aproximação, é normal que desencane rapidamente desse amor e ele simplesmente passe com a mesma velocidade e sem explicações como quando chegou

Alguns exemplos com amor platônico:
Filmes: 
Meu primeiro amor, a amor que a personagem sentia por seu professor, era um amor platônico
Enquanto você dormia, a personagem vivida pela Sandra Bullock, no inicio do filme, pelo homem que pegava todos os dias o metrô, era um amor platônico
Simplesmente amor, o amor que o menininho tinha por sua colega de escola era um amor platônico, devido à sua timidez.
...E o Vento Levou, quem não se lembra do amor impossível de Scarlett O´Hara por Ashley Wilkes

Esse amor está presente em muitas músicas, vou citar algumas delas.
Antes das Seis - Legião Urbana
Timidez - Biquíni Cavadão
Apenas Mais Uma de Amor - Lulu Santos







Antes das Seis - Legião Urbana


Timidez - Biquíni Cavadão


Apenas Mais Uma de Amor - Lulu Santos

Se você leitor, conhecer mais exemplos, pode enviar nos comentários que será publicado


domingo, 9 de agosto de 2015

As Obras de Arte Mais Valiosas do Mundo Roubadas, Ainda Desaparecidas

Nos dias de hoje, existe um investimento, para quem tem muito dinheiro pra investir, que vale mais que o dólar, euro, ou petróleo; são as obras de arte, pois elas nunca perdem o valor, pelo contrário, tendem a valorizar cada vez mais. Obviamente isso atrai criminosos...

Obras de arte feitas por artistas consagrados, atualmente valem milhões de dólares. Mas ela não carregam apenas um valor financeiro, possuem um grande peso cultural na história da humanidade.

Uma civilização ou raça podem ser exterminadas, mas se sua arte e cultura são preservadas, suas memórias permanecem para eternidade.

Muitos já tentaram roubar estas obras apenas por seu valor financeiro e outros pelo aspecto cultural, como os Nazistas, que queriam apagar as memórias dos países europeus que dominavam.

Por sorte grande parte destas obras foram recuperadas, mas ainda há algumas que permanecem desaparecidas, deixando um espaço na história cultural da humanidade.

Veja abaixo as pinturas roubadas mais valiosas do mundo que ainda continuam desaparecidas.


Cézanne – Vista de Auvers-sur-Oise



No dia 31 de dezembro, durante a queima de fogos de artifício que celebraram a virada do milênio, um ladrão invadiu o Museu Ashmolean, em Oxford, Inglaterra e roubou a Pintura de Cézanne – Vista de Auvers-sur-Oise. Avaliada em £ 3 milhões, a pintura tem sido descrita como uma importante obra que ilustra o início do amadurecimento de Cézanne.


Johannes Vermeer – O Concerto



Em um dos mais famosos roubos de arte da história, em 1990, dois ladrões disfarçados de policiais entraram e roubaram 13 obras de arte no Isabella Stewart Gardner Museum. Os obras eram avaliadas em milhões de dólares. Uma delas era o quadro de Johannes Vermeer – O Concerto, um dos quadros mais valiosos do mundo, valendo hoje cerca de 200 milhões de dólares. A recompensa oferecida por informações que levem a obra é de de 5 milhões de dólares.


Van Gogh – Vista do Mar em Scheveningen



Em um dia tempestuoso, Van Gogh montou o seu cavalete ao ar livre em um resort na praia de Scheveningen, perto de Haia, para pintar Vista do Mar em Scheveningen. Devido ao vento constante daquele dia, a pintura ainda continha areia nas camadas de tinta. Esta pintura foi roubada do Museu Van Gogh, em 7 de dezembro de 2002, e ainda não há pistas de seu paradeiro.


Rembrandt – O Mar da Galiléia



O quadro de Rembrandt, O Mar da Galiléia, foi mais uma vítima do grande roubo do Isabella Stewart Gardner Museum. Mais de 20 anos depois, a investigação do FBI sobre o crime ainda está em aberto, com uma recompensa de US $ 5 milhões de dólares por informações que levem a encontrar as pinturas em bom estado.


Picasso – Le Pigeon aux peitis pois



Infelizmente, é bastante improvável que este Picasso seja encontrado novamente. Pouco tempo depois de ter sido roubado do Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, o ladrão o jogou em uma lixeira que posteriormente foi esvaziada perante as autoridades, mas nada foi encontrado. Se a pintura não foi destruída, ela tem um proprietário muito rico em algum lugar do mundo. A pintura vale mais de £ 20 milhões.


Caravaggio – Natividade com São Francisco e São Lourenço (também conhecida como A Adoração)



Esta pintura de 1609 avaliada em 20 milhões de dólares, foi roubada de uma igreja em Palermo, Itália, em 1969. A máfia local é um  dos principais suspeitos, embora a localização do quadro do século 17 permaneça desconhecida. Houve várias teorias sobre o que aconteceu com ela, uma delas é que ela foi destruída por ratos e porcos depois de ter sido escondida em uma casa de fazenda. Mais recentemente, um ex-assassino da máfia que virou informante da polícia disse que a pintura foi queimada nos anos oitenta.


Van Gogh – Congregação Deixando a Igreja em Neunen



Esta pintura é uma das duas roubadas do Museu Vincent van Gogh em Amsterdã, em dezembro de 2002. Dois ladrões invadiram o prédio pelo telhado e conseguiram roubar Congregação Deixando a Igreja em Neunen e Vista do Mar em Scheveningen, em apenas alguns minutos. Juntos, os trabalhos são avaliados em mais de 25 milhões de dólares. Apesar de a polícia holandesa ter condenado dois homens, as pinturas permanecem desaparecidas. Recompensa de 870 mil euros.


Raphael – Retrato de um Jovem



Esta pintura a óleo do século 16 desapareceu no final da II Guerra Mundial. Embora ela tenha sido resgatado do Museu Czartoryski, Cracóvia, em 1939, foi roubada pelos nazistas para decorar a residência de Hitler. Esta é uma das obras de arte mais famosas desaparecidas na Segunda Guerra Mundial, muitos acreditam que ela foi queimada pelos nazistas, ou pelos ataques que ocorreram em Berlim.